segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Melhores Solos (1ª parte)

Hello everyone!
Espero que todos estejam tendo um ótimo 2011 como o meu *-* uahsuahsh
Andei sumida uns dois quase três meses né? Pois então, recuperação dá trabalho...mas finalmente passei para o TERCEIRÃO auhsuahsuhash. E nas férias nem rolava de vir aqui como, né.
Este post será sobre os 50 melhores solos e seus respectivos comentários (não serão os 50 de uma vez, podes sentar o rabo na cadeira outra vez xP), ou seja, provávelmente só quem gosta de rock e/ou guitarras irá gostar.
Bora lá então começar:

Stairway to Heaven, 1971 - Led Zeppelin
Tocado por Jimmy Page com uma Fender Telecastel de 1959
Os 8min e 2seg de contêm alguns dos elementos que "fizeram" o rock clássica dos anos 70, dos riffs corpulentos de Page à vocalização aguda de Plant. A canção começa como delicada balada folk e transforma-se gradualmente num caudaloso rock pesado, onde sobressai um solo intrincado por Jimmy Page. Este som lento não seria o mesmo sem o grand finale, um solo que nasceu de um improviso. A estrutura da guitarra existia mas as notas não, e quando chegou a altura de gravar o solo, saíram três (que ainda estão gravados na fita original). É simplesmente um solo tremendom o sonho molhado de qualquer aspirante a guitar hero. (A versão tocada por Metallica, é perfeita *-* )



All Along the Watchtower, 1968 - Jimi Hendrix
Tocado com uma Fender Stratocaster
Escrita por Bob Dylan e incluida no álbum final de Hendrix, Electric Ladyland. Segundo o engenheiro de som Eddie Kramer, Hendrix gravou vários takes no primeiro dia, mas a meio da sessão o baixista Noel Redding ficou insatisfeito e saiu do estúdio - a parte final de baixo foi mesmo gravada por Hendrix. Nos solos, tudo mais fluído: Hendrix usou uma tonalidade diferente para cada parte, um isqueiro para a secção slide e um efeito delay nas secçõesposteriores. Estava criado um solo clássico.

 
Comfortably Numb, 1979 - Pink Floyd
Tocado por David Gilmour com uma Black Strat
Um dos temas mais reconhecidos de The Wall, conta com dois solos de David Gilmour. Segundo a Guitar World, o segundo foi construido com fragmentos de outros solos que Gilmour estaria a experimentar na altura. Sacou meia dúzia de solos e seguiu a sua metodologia: ouviu-os de novo e fez uma pauta com as partes boas, até que tudo fluiu.


 
November Rain, 1991 - Guns N'Roses
Tocado por Slash com uma Gibson Les Paul
As raízes de , remontam ás sessões de onde saíram e que viriam a se tornar clássicos. A base da canção, registada numa maqueta, era puano e guitarra acústia. O solo que marcou 1991é, garante Slah, o mesmo de 1987, apenas muda a guitarra: a passou a elétrica, cortesia da Les Paul Standard e do amplificador Marshall 2555.


 
Bohemian Rhapsody, 1975 - Queen
Tocada por Brian May com uma Red Special
Freddie Mercury tinha tudo planeado - exceto o solo, obiamente. Aí entrou Brian May e a guitarra por si construída, com um solo em que a melodia de guitarra, defende May, funciona como um extra, não como um reflezo da melodia vocal. (Sem dúvida é uma das melhores músicas deles. Super perfeitaa *-* )




While My Guitar Gently Weeps, 1968 - The Beatles
Tocada por Eric Clapton com uma Gibson Les Paul (também..)
A canção é de George Harrison e a presença de outro guitarrista tem explicação: em família já então desavinda, um elemento exterior poderia validar o trabalho de Harrison no seio do grupo.




 
Voodoo Child (slight return), 1968 - Jimi Hendrix
Tocada com uma Fender Stratocaster
A gravação dessa música foi registada pelas câmaras do canal de televisão americano ABC, em maio de 1968. Noel Redding, baixista da Jimi Hendrix Experience recordou a experiência: "[a canção] foi ideia de Jimi e aprendemo-la ali mesmo à frente das câmaras. Tocámo-las três vezes e bastou". Jimi usou a sua guitarra através de amplificador Fender Bassman. A ABC perdeu as imagens, mas fica o mito.





Beat It, 1982 - Michael Jackson
Tocado por Eddie Van Halen com uma Frankenstrat
Composta para o álbum Thriller, tem um dos solos de guitarra mais reconhecidos de todos os tempos, a cortesia de Eddie Van Halen. O guitarrista dos hard-rockers fez o serviço de graça. Apesar de ser de graça o produtor Quincy Jones deu-se ao luxo de recusar o primeiro solo.





Wish You Were Here, 1975 - Pink Floyd
Tocada por David Gilmour com uma Martin D-35
começa com uma guitarra de doze cordas, processada para soar como se estivesse a ser tocada através de um rádio antigo e com overdubs de um solo de guitarra acústica. O riff de intro é repetido várias vezes e volta a surgir quando Gilmour acrescenta solos. No último cruza-se com efeitos sonoros de vento.

10ª Johnny B Goode, 1958 - Chuck Berry
Com uma Gibson ES-335
Considerada por muitos a primeira canção rock'n'roll, estav gravação estabeleceu a base de muitos solos -ou não tivesse uma letra sobre um rapaz que toca guitarra. O primeiro esboço surgiu 3 anos antes quando  Berry foi a uma digressão a Nova Orleães, inspirado por letras de Muddy Waters. As letras foram escritas em duas semanas.



Até o próximo post.

Kisu,

                             Sa .

Um comentário:

  1. Os teus post's são os melhores..amo os teu temas!!!! Continua assim, fazendo post's criativos.

    ResponderExcluir