sábado, 26 de fevereiro de 2011

Melhores Solos (2ª parte)

Hello everyone!
Então aqui estou eu com a segunda parte dos melhores solos de guitarra (depois de quase duas semanas).

Espero que gostem. Pra falar a verdade tem músicas aqui e bandas que eu nunca tinha ouvido falar e que depois fui a ouvir a música e achei muuuuuuuito bom.
11ª Alive, 1991 - Pearl JamTocada por Mike Mccready com uma Fender Stratocaster
Alive é uma composição do guitarrista Steve Gossard que fez parte da maqueta gravada para recrutar um vocalista. A canção a que Eddie Vedder viria a emprestar sua incomparável e inconfúndivel voz, conta com um brilhante solo de Mike. A honestidade da explicação é desarmante, ele basicamente copiou o solo de Ace Frehley em "She" [dos Kiss], que por sua vez, foi buscar ao solo de Robby Krieger em "Five to One" [dos Doors]...simples e eficaz.


12ª Cortez The Killer, 1975 - Neil Young
Tocada com uma Gibson Les Paul
É o próprio Neil Young que diz: "Sou naturalmente destruitivo, e isso passa para a minha forma de tocar guitarra. Sou marcado pela vida; por nada em particular. E não mais do que qualquer outra pessoa. Mas enquanto os outros deixam aperceber de quão danificados se encontram, eu deixo e tenho que lidar com isso."


13ª Knights of Cydonia, 2006 - Muse
Tocada por Matt Bellamy com uma Manson Chrome Bomber
Com um som de guitarra inspirado em Telstar, esta é mais uma das entradas mais recentes desta lista. É um épico que pede inspiração aos Queen mais pomposos e que cimentou Matt Bellamy como um dos guitarristas mais destacados da nova geração [ a revista Total Guitar considerou-o como o melhor guitarrista do novo milénio]. Méritos para comprovar na versão registada ao vivo no Estádio de Wembley.


14ª Crossroads, 1968 - Cream
Tocada por Eric Clapton com uma Gibson ES-335
A reconstrução dos blues de Robert Johnson é, ainda hoje, um dos feitos de Clapton. Contudo, o guitarrista alerta: "o andamento desse solo está errado". Em vez de tocar no tempo 2 e 4 ele toca no 1 e 3. Esta não foi a única peculiaridade da versão dos Cream, captada no Winterland Ballroom, em São Francisco: o baterista Ginger chegou atrasadi ao concerto tendo subido no palco acabado de sair do seu Corvette.


15ª Texas Flood, 1983 - Stevie Ray VaughanTocado com uma Fender Stratocaster
É um blues composto e grabado por Larry Davis in 1958. A versão de Stevie R.V. é uma das interpretações mais estimadas do guitarrista falecido em 1990, com apenas 35 anos. Essa foi a ultima canção a ser gravada no albúm Texas Flood. "Não havia nada entre a guitarra e o amplificador", diria o produtor Chris Layton - a guitarra era uma Strat, o amplificador era Dumble, propriedade de Jackson Browne, que estava em estúdio também.


16ª Fade to Black, 1984 - Metallica
tocada por Kirk Hammet com uma Gibson Flying V
No inicio de 84 os Metallica gravavam aquele que viria a ser o primeiro single do segundo álbum, Ride The Lightning. Kirk afirma que Fade to Black é um sim mais quente, "usei o pickup pescoço e toquei através de um pedal wahwah sempre na posição up". O solo extenso no final não foi "dobrado" apesar de alguns arpejos. E porque a canção era sombria e dada a negrumes, Hammett pensou em coisas deprimentes durante o solo.. e voilà surgiu uma música brilhante com um solo espetacular.

17ª Walk This Way, 1986 - Aerosmith com Run DMC
tocada por Joe Perry com uma Gibson Les Paul
Tanto a original de 1975, cmo a colaboração em 80 com os Run DMC - é mais recordada pelo riff insidioso do que pelo solo de Joe Perry. Mas uma coisa não vive sem a outra, e o solo final e mais prolongado é o corolário perfeito de uma canção eminentemente rítmica. E a prova de que ambas as versões fizeram mossa, é a presença das duas em Guitar Hero.



18ª Hotel California, 1976 - The Eagles
tocada por Don Felder com uma Gibson EDS-1275
Êxito dos Eagles e seis minutos de apelo radiofónico sem precedentes, é um clássico. A canção nasceu numa casa de praia em Malibu, com Don Felder, muito calor e uma guitarra acústica de 12 cordas entre os braços. Com a ajuda de um gravador de quatro pistas da TEAC, precioso auxiliar de memória, o primeiro esboço foi gravado e, alguns dias depois, Felder acrescentou as guitarras elétricas.


19ª Sultans of Swing, 1977 - Dire Straits
tocada por Mark Knopfler com uma Fender Stratocaster
A guitarra não satisfazia e a canção só ganhou vida com a Strat de 1961, a guitarra que usou no primeiro álbum dos Dire Straits em 1977. Fica o conselho: "se sente que não está a tirar o suficiente de uma canção, mude o instrumento; vá de acústica para elétrica ou vice versa, ou tente uma afinação aberta". Como conseguir o som do solo? Junte-lhe um amplificador Fender Twin.


20ª Bulls On Parade, 1996 - Rage Against The Machine
Tocada por Tom Morello com uma Ibanez Talman
Esta história começa com Morello a dirigir-se à Ibanez, que por essa altura construía uma guitarra com uma inovação que Morello deveria experimentar. Morello testou a guitarra mas não encontrou nada de novo, a não ser um ruído estranho. Na verdade, um defeito: o pickup interno estava a "apanhar" um som esquisito. A Ibanez queria livrar-se do ruído; Morello não deixou. Moral da história: a marca das guitarras teve que construir uma guitarra para Morello com o ruído incorporado, que Morello ajustava com o tremolo.



Até o próximo post.


Kisu,

 
                              Sa .

Um comentário: